Botões de respostas no Fluxo de Chatbot

Opção de Botões de respostas no Fluxo de Chatbot

Os botões no WhatsApp são mais uma forma de deixar as conversas entre clientes e empresas com mais automação e eficiência. Este recurso está atualmente funcionando para as integrações Gupshup e Dialog, ou seja, está disponível apenas para conversas no WhatsApp.

Para utilizar a funcionalidade basta configurar a nova caixinha Botões no fluxo.

A funcionalidade poderá ser incluída em qualquer momento do fluxo e funcionará como uma caixa de requisição (pergunta), portanto, é necessário a interação do cliente para prosseguir.

Obs.: Você só poderá incluir até 3 opções de respostas em botões.

Para adicionar as opções o usuário deve clicar no botão “Adicione um botão” localizado no centro da caixinha de requisição Botões. Há um contador ao lado informando a quantidade atual de botões criados. (no exemplo, 2 com as respostas "Sim" e "Não")

É obrigatório que haja uma pergunta na mensagem de requisição, e também que todas opções adicionadas possuam título (resposta). Será apresentado informação e notificação de erro caso o usuário tente salvar o fluxo com pergunta ou resposta vazias.

Obs.: Os títulos das opções não poderão ser iguais, dentro de uma mesma requisição.

Cada pergunta poderá conter até 600 caracteres, e as respostas em formato de botão, até 20 caracteres. Há um contador que atualiza conforme o usuário vai digitando.

Como o seu cliente verá:

No WhatsApp do cliente será apresentado da seguinte forma:

O cliente deve responder a pergunta clicando nos botões, caso contrário, será tratado como erro e será enviado mensagem informando que a resposta foi inválida. O menu de botões será enviado novamente e o cliente cairá na condição de Limite de Tentativas (caso ativado).

Para situações em que o cliente de outra integração (Instagram, Messenger e etc) passe pelo mesmo fluxo, será apresentado em formato de menu de opções, que aceitará a resposta somente através do número.

Exemplo com Widget de site:

Esse menu de opções é uma alternativa, e o funcionamento é padronizado para aceitar uma resposta numérica. Ou seja, funciona diferente do Menu de Opções comum que aceita respostas em texto e pode ser configurado. Nesse caso o cliente deve responder a requisição com o número da opção, caso contrário, será tratado como erro e será enviado mensagem informando que a resposta foi inválida. As opções serão enviadas novamente e o cliente cairá na condição de Limite de Tentativas (caso ativado).

Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.


Esse artigo foi útil?

Powered by HelpDocs (opens in a new tab)

Powered by HelpDocs (opens in a new tab)