Campanhas - Envio de mensagens em massa
No menu superior > Campanhas
A funcionalidade de Campanhas é utilizada para o envio simultâneo de mensagens para os seus contatos. Com ela você consegue anunciar promoções, gerar comunicados para o seu cliente, pesquisas, convites para eventos entre outros. Diferente da "lista de transmissão", você só consegue enviar as mensagens para contatos que já tem um relacionamento com sua empresa e ainda assim este contato deverá receber inicialmente uma mensagem template de opt-in para aceitar conversar com você, seguindo assim todas as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e sem riscos ao seu número.
Para iniciar uma Campanha acesse o menu superior > Campanhas.
Segmentação
Para enviar uma Campanha inicialmente você precisa filtrar os contatos que participarão deste disparo. Você pode filtrar por Etiquetas, Carteiras, Período, Cidade e Estado.
Obs.: Para o bom funcionamento de filtros utilizando Etiquetas, é necessário que você já esteja utilizando essa funcionalidade, marcando os contatos com as etiquetas que fazem parte do processo de sua empresa.
Escolha um nome para a sua lista, um filtro e observe a quantidade de contatos e clique em Cadastrar. No exemplo abaixo, o nome da lista foi "Oferta especial maio" e o filtro com a etiqueta "campanha-teste-maio-22".
Campanhas
O Painel de Campanhas é onde você irá programar o seu disparo.
Inicialmente você deverá:
- Definir um nome para a sua Campanha
- Escolher o chip pelo qual a mensagem será enviada
- Selecionar a Lista Alvo, ou seja, a Lista de Público criada anteriormente.
Em relação à programação de envio, você terá duas opções:
- Envio Imediato: dessa forma, assim que você finalizar as configurações e clicar em Enviar Campanha, a mensagem será enviada.
- Agendar Envio: aqui você poderá definir um dia e horário para que a mensagem seja disparada aos seus contatos.
Obs.: Só é possível selecionar datas futuras para agendamento.
Por último, você deverá selecionar a mensagem template que será enviada aos seus contatos nessa campanha. E, se desejar, selecionar o fluxo de chatbot para o qual seu lead/cliente será encaminhado após responder à mensagem enviada.
Após configurar todas as opções, você deverá marcar a caixa de consentimento sobre o Aumento Automático do Pacote de Conversas e clicar em “Enviar Campanha”.
Na próxima tela você deverá escolher se deseja enviar a mensagem apenas para contatos já cadastrados no chip selecionado, para contatos que já falaram com sua empresa apenas por outro chip ou para ambos. Caso escolha a opção de enviar para todos os contatos, independente do chip em que estão cadastrados, é necessário confirmar que esses contatos já tem opt-in com sua empresa, ou seja, já se relacionaram com você.
Lembre-se que não é permitido enviar campanhas para contatos que não aceitaram receber suas mensagens! Se não sabe o que é opt-in, clique aqui!
Relatório de Envios
Após o envio, é possível ver os dados da sua campanha indo à opção Relatórios.
No relatório de envio você pode visualizar os detalhes dos contatos, canal (chip por onde foi enviado) e mensagem configurados no painel de campanha.
O relatório está disponível para visualização na plataforma e exportação de arquivo Excel.
Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.