Integração com Zapier
A RD Conversas desenvolveu um aplicativo (RD Conversas v1.0.0), integrado à plataforma Zapier, a fim de encurtar e flexibilizar a comunicação de nossos clientes com os seus clientes. A seguir são apresentados os primeiros passos para utilização do aplicativo.
1. Autenticação
A versão 1.0.0 possui autenticação utilizando um token que é gerado na própria plataforma. O caminho, dentro da plataforma RD Conversas, para gerar o token é:
● Caminho: Integrações > Canais de Comunicação > Configurações da API > Gerar Token
Figura 01 - Token na Plataforma RD Conversas
Um token de acesso é gerado ao clicar em “Gerar Token”. Esse token deve ser usado para fazer a autenticação dentro do app RD Conversas v.1.0.0.
Figura 02 - Incluir token no Zapier
Após esse procedimento o usuário já estará autenticado e pronto para utilizar os serviços do aplicativo. As ações atuais que o aplicativo possui, na versão 1.0.0, serão apresentadas na próxima sessão.
2. Action Event: Integrando com o Zapier
A versão 1.0.0 do aplicativo RD Conversas executa duas ações: Criação de um Contato no WhatsApp Business API (Whatsapp Oficial) e Envio de Mensagem Template. Após escolher seu primeiro app para integração (Trigger) é necessário escolher o app que executará uma ação posterior. As ações que o app RD Conversas v1.0.0 disponibiliza serão apresentadas a seguir:
a. Criação de um Contato no WhatsApp Oficial
Após clicar em “+” e escolher o app RD Conversas v1.0.0, é apresentada uma tela onde o usuário escolhe qual ação deseja realizar. Nesse caso, foi escolhida a opção de Criar Contato.
Figura 03 - Tela para escolher qual ação utilizar
Na tela seguinte é solicitado que o usuário faça login. Nesse caso, como dito no tópico anterior, devemos gerar um token e colocar onde é solicitado. Após incluir o token, é só escolher a conta atualmente conectada. Obs: a autenticação só é necessária uma única vez.
Figura 04 - Fazer login (token)
Após concluir o login, o usuário deve clicar em “continue” para ir ao próximo passo.
Figura 05 - Usuario autenticado
O próximo passo é preencher os campos com as informações recebidas do Trigger (primeiro app) ou informações fixas. A seguir é apresentada a tela com todas as informações necessárias.
Figura 06 - Informações para criar contato
O detalhamento de cada campo será mostrado a seguir. Será utilizado um app em Trigger para exemplificar.
● Nome (obrigatório): insira o nome do contato. Nesse caso, é possível digitar um nome fixo, ou nome variável. Caso a variável que o usuário precisa não esteja disponível entre as três primeiras, o usuário deverá ver todas as opções (mostrado em 3).
Figura 07 - Campo nome
É possível incluir duas variáveis em um mesmo campo, como exemplificado abaixo. No exemplo, é mostrado como fazer a junção de duas variáveis (nome e sobrenome) com um espaço em branco no meio. O resultado esperado é “Teste da Silva”.
Figura 08 - Incluindo mais de uma variável
● Telefone (obrigatório): insira o telefone para contato. O telefone precisará estar no formato ddd+número do telefone, por exemplo: 85998765432. O número no formato 5585998765432 também é válido.
Figura 09 - Incluindo telefone
● Integração (obrigatório): insira o nome da integração onde o contato será salvo. O aplicativo lista as integrações disponíveis para que o usuário possa escolher (mostrado em 1), assim como o usuário poderá inserir manualmente (mostrado em 2).
Figura 10 - Incluindo mais de uma variável
● Email (opcional): insira o email do contato. É possível incluir o email como uma variável (mostrado em 1) ou digitado manualmente (mostrado em 2).
Figura 11 - Incluindo email
● CPF (opcional): insira o cpf do contato. É possível incluir o cpf do contato que deseja cadastrar por meio de variável ou manualmente. obs: o Trigger (primeiro app) que está sendo usado como exemplo, não disponibiliza uma variável para cpf, mas disponibiliza um campo “description” que tem essa informação. Iremos usar a descrição no próximo tópico.
Figura 12 - Incluindo CPF
● Descrição (opcional): insira uma descrição para o contato. É possível incluir uma descrição mais detalhada caso o usuário precise de mais informações para o contato.
Figura 13 - Incluindo Descrição
● Tags (opcional): insira etiquetas para o contato. É possível incluir etiquetas para identificar e categorizar o contato. As etiquetas são separadas por vírgula (,). No exemplo, podemos juntar tags oriundas de uma variável com tags que podem ser digitadas manualmente.
Figura 14 - Incluindo etiquetas
Após finalizar a configuração dos campos, o usuário deverá clicar em “continue” para avançar para a última etapa: teste de ação (Test Action).
A etapa de teste irá executar a ação de criar um contato de acordo com as informações que foram repassadas. Existe uma opção para pular o teste, mas é importante realizá-lo para verificar se todas as informações estão corretas.
Figura 15 - Executando o teste
Após o teste ser realizado com sucesso, o botão “Turn on Zap” ficará disponível para que o usuário possa ativar a integração. Lembrando que, se já existir um contato cadastrado com o mesmo número, o teste irá falhar.
Figura 16 - Teste finalizado
Figura 17 - Contato que foi cadastrado no teste
Ao clicar no botão “Turn on Zap”, a integração ficará online e funcional.
Figura 18 - Zap ativo
É possível notar que, após a ação “Criar Contato”, o Zapier disponibiliza um botão “+” para incluir uma outra ação. A seguir, vamos incluir outra ação: enviar mensagem template.
b. Enviar Mensagem Template
O app RD Conversas v1.0.0 disponibiliza uma ação para enviar mensagem template para um contato já cadastrado. Essa funcionalidade é bastante utilizada em conjunto com a funcionalidade anterior. A seguir, será apresentada uma explicação de como configurar a ação de enviar mensagem template.
Primeiramente, o usuário deverá clicar na opção “+” e escolher a ação “Enviar Mensagem Template”.
Figura 19 - Escolher a ação de enviar mensagem template
Ao clicar em continuar, o usuário será direcionado a tela de contas. É disponibilizada a opção de conectar uma outra conta RD Conversas ou escolher a que já foi conectada anteriormente. Nesse exemplo, foi escolhida a conta que já foi autenticada anteriormente.
Figura 20 - Escolher a conta
O próximo passo é configurar a ação.
Figura 21 - Configuração ação
● ID (obrigatório): insira ID do contato cadastrado. É necessário incluir o ID do contato que está, ou que foi, cadastrado na plataforma RD Conversas. Será utilizado o ID do contato cadastrado na ação anterior (Criação de um Contato no WhatsApp Oficial).
Figura 22 - ID do contato
Note que são disponibilizadas variáveis tanto do Trigger (primeiro app), mostrado em 1, quanto da ação anterior (RD Conversas: Criar Contato).
● Mensagem Template (obrigatório): insira a mensagem template cadastrada. É necessário incluir qual mensagem template será enviada para o contato. Será escolhida a primeira mensagem template listada, mas é possível digitar manualmente (mostrado em 1).
Figura 23 - Mensagem Template
● Mensagem (obrigatório): insira a mensagem que será enviada. É necessário incluir a mensagem que será enviada ao contato. É obrigatório que a Mensagem seja idêntica a Mensagem Template, mudando apenas a variável se houver.
Figura 24 - Configuração de mensagem
Neste exemplo, a variável @PRIMEIRONOME da Mensagem Template foi substituída pela variável “Nome”, oriunda da ação anterior (Cadastrar Contato). Ao final, a mensagem que será enviada para o contato será: “Por falta de comunicação, encerrarei o Teste da Silva. Qualquer dúvida, estaremos a disposição.”
Após finalizar a configuração, o usuário é direcionado para a etapa final: teste de ação. Ao clicar em “Test & Continue”, uma mensagem será enviada para o contato de acordo com as configurações estabelecidas.
Figura 25 - Teste de ação
Figura 26 - Resultado do Teste
Após o teste ser finalizado com sucesso, resta apenas clicar no botão “Turn on Zap” para que a integração fique ativa.
Figura 26 - Turn on Zap
3. Conclusão
Ao final desta leitura, será possível criar uma integração entre aplicativos utilizando as ações disponíveis no app RD Conversas v1.0.0.
Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.