Integração com Zapier

A RD Conversas desenvolveu um aplicativo (RD Conversas v1.0.0), integrado à plataforma Zapier, a fim de encurtar e flexibilizar a comunicação de nossos clientes com os seus clientes. A seguir são apresentados os primeiros passos para utilização do aplicativo. 

1. Autenticação 

A versão 1.0.0 possui autenticação utilizando um token que é gerado na própria plataforma. O caminho, dentro da plataforma RD Conversas, para gerar o token é: 

● Caminho: Integrações > Canais de Comunicação > Configurações da API > Gerar Token 

Figura 01 - Token na Plataforma RD Conversas

Um token de acesso é gerado ao clicar em “Gerar Token”. Esse token deve ser usado para fazer a autenticação dentro do app RD Conversas v.1.0.0.

Figura 02 - Incluir token no Zapier 

Após esse procedimento o usuário já estará autenticado e pronto para utilizar os serviços do aplicativo. As ações atuais que o aplicativo possui, na versão 1.0.0, serão apresentadas na próxima sessão. 

2. Action Event: Integrando com o Zapier 

A versão 1.0.0 do aplicativo RD Conversas executa duas ações: Criação de um Contato no WhatsApp Business API (Whatsapp Oficial) e Envio de Mensagem Template. Após escolher seu primeiro app para integração (Trigger) é necessário escolher o app que executará uma ação posterior. As ações que o app RD Conversas v1.0.0 disponibiliza serão apresentadas a seguir:

a. Criação de um Contato no WhatsApp Oficial 

Após clicar em “+” e escolher o app RD Conversas v1.0.0, é apresentada uma tela onde o usuário escolhe qual ação deseja realizar. Nesse caso, foi escolhida a opção de Criar Contato. 

Figura 03 - Tela para escolher qual ação utilizar 

Na tela seguinte é solicitado que o usuário faça login. Nesse caso, como dito no tópico anterior, devemos gerar um token e colocar onde é solicitado. Após incluir o token, é só escolher a conta atualmente conectada. Obs: a autenticação só é necessária uma única vez.

Figura 04 - Fazer login (token) 

Após concluir o login, o usuário deve clicar em “continue” para ir ao próximo passo. 

Figura 05 - Usuario autenticado 

O próximo passo é preencher os campos com as informações recebidas do Trigger (primeiro app) ou informações fixas. A seguir é apresentada a tela com todas as informações necessárias.

Figura 06 - Informações para criar contato 

O detalhamento de cada campo será mostrado a seguir. Será utilizado um app em Trigger para exemplificar. 

● Nome (obrigatório): insira o nome do contato. Nesse caso, é possível digitar um nome fixo, ou nome variável. Caso a variável que o usuário precisa não esteja disponível entre as três primeiras, o usuário deverá ver todas as opções (mostrado em 3).

Figura 07 - Campo nome 

É possível incluir duas variáveis em um mesmo campo, como exemplificado abaixo. No exemplo, é mostrado como fazer a junção de duas variáveis (nome e sobrenome) com um espaço em branco no meio. O resultado esperado é “Teste da Silva”. 

Figura 08 - Incluindo mais de uma variável

● Telefone (obrigatório): insira o telefone para contato. O telefone precisará estar no formato ddd+número do telefone, por exemplo: 85998765432. O número no formato 5585998765432 também é válido. 

Figura 09 - Incluindo telefone 

● Integração (obrigatório): insira o nome da integração onde o contato será salvo. O aplicativo lista as integrações disponíveis para que o usuário possa escolher (mostrado em 1), assim como o usuário poderá inserir manualmente (mostrado em 2). 

Figura 10 - Incluindo mais de uma variável

● Email (opcional): insira o email do contato. É possível incluir o email como uma variável (mostrado em 1) ou digitado manualmente (mostrado em 2). 

Figura 11 - Incluindo email 

● CPF (opcional): insira o cpf do contato. É possível incluir o cpf do contato que deseja cadastrar por meio de variável ou manualmente. obs: o Trigger (primeiro app) que está sendo usado como exemplo, não disponibiliza uma variável para cpf, mas disponibiliza um campo “description” que tem essa informação. Iremos usar a descrição no próximo tópico. 

Figura 12 - Incluindo CPF

● Descrição (opcional): insira uma descrição para o contato. É possível incluir uma descrição mais detalhada caso o usuário precise de mais informações para o contato. 

Figura 13 - Incluindo Descrição 

● Tags (opcional): insira etiquetas para o contato. É possível incluir etiquetas para identificar e categorizar o contato. As etiquetas são separadas por vírgula (,). No exemplo, podemos juntar tags oriundas de uma variável com tags que podem ser digitadas manualmente. 

Figura 14 - Incluindo etiquetas 

Após finalizar a configuração dos campos, o usuário deverá clicar em “continue” para avançar para a última etapa: teste de ação (Test Action).

A etapa de teste irá executar a ação de criar um contato de acordo com as informações que foram repassadas. Existe uma opção para pular o teste, mas é importante realizá-lo para verificar se todas as informações estão corretas. 

Figura 15 - Executando o teste 

Após o teste ser realizado com sucesso, o botão “Turn on Zap” ficará disponível para que o usuário possa ativar a integração. Lembrando que, se já existir um contato cadastrado com o mesmo número, o teste irá falhar.

Figura 16 - Teste finalizado  

Figura 17 - Contato que foi cadastrado no teste

Ao clicar no botão “Turn on Zap”, a integração ficará online e funcional. 

Figura 18 - Zap ativo 

É possível notar que, após a ação “Criar Contato”, o Zapier disponibiliza um botão “+” para incluir uma outra ação. A seguir, vamos incluir outra ação: enviar mensagem template. 

b. Enviar Mensagem Template 

O app RD Conversas v1.0.0 disponibiliza uma ação para enviar mensagem template para um contato já cadastrado. Essa funcionalidade é bastante utilizada em conjunto com a funcionalidade anterior. A seguir, será apresentada uma explicação de como configurar a ação de enviar mensagem template. 

Primeiramente, o usuário deverá clicar na opção “+” e escolher a ação “Enviar Mensagem Template”.

Figura 19 - Escolher a ação de enviar mensagem template 

Ao clicar em continuar, o usuário será direcionado a tela de contas. É disponibilizada a opção de conectar uma outra conta RD Conversas ou escolher a que já foi conectada anteriormente. Nesse exemplo, foi escolhida a conta que já foi autenticada anteriormente. 

Figura 20 - Escolher a conta

O próximo passo é configurar a ação.

Figura 21 - Configuração ação 

● ID (obrigatório): insira ID do contato cadastrado. É necessário incluir o ID do contato que está, ou que foi, cadastrado na plataforma RD Conversas. Será utilizado o ID do contato cadastrado na ação anterior (Criação de um Contato no WhatsApp Oficial).

Figura 22 - ID do contato 

Note que são disponibilizadas variáveis tanto do Trigger (primeiro app), mostrado em 1, quanto da ação anterior (RD Conversas: Criar Contato). 

● Mensagem Template (obrigatório): insira a mensagem template cadastrada. É necessário incluir qual mensagem template será enviada para o contato. Será escolhida a primeira mensagem template listada, mas é possível digitar manualmente (mostrado em 1).

Figura 23 - Mensagem Template 

● Mensagem (obrigatório): insira a mensagem que será enviada. É necessário incluir a mensagem que será enviada ao contato. É obrigatório que a Mensagem seja idêntica a Mensagem Template, mudando apenas a variável se houver. 

Figura 24 - Configuração de mensagem

Neste exemplo, a variável @PRIMEIRONOME da Mensagem Template foi substituída pela variável “Nome”, oriunda da ação anterior (Cadastrar Contato). Ao final, a mensagem que será enviada para o contato será: “Por falta de comunicação, encerrarei o Teste da Silva. Qualquer dúvida, estaremos a disposição.” 

Após finalizar a configuração, o usuário é direcionado para a etapa final: teste de ação. Ao clicar em “Test & Continue”, uma mensagem será enviada para o contato de acordo com as configurações estabelecidas. 

Figura 25 - Teste de ação 

Figura 26 - Resultado do Teste

Após o teste ser finalizado com sucesso, resta apenas clicar no botão “Turn on Zap” para que a integração fique ativa. 

Figura 26 - Turn on Zap 

3. Conclusão 

Ao final desta leitura, será possível criar uma integração entre aplicativos utilizando as ações disponíveis no app RD Conversas v1.0.0.

Em caso de dúvidas, fique a vontade para contatar nosso canal de suporte através do nosso número de WhatsApp.


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